quarta-feira, outubro 18, 2017
Início > Maurício Araya

Maurício Araya

Maurício Araya nasceu em fevereiro de 1988 em Natal (RN) e vive em São Luís (MA). Em 2003, criou seu site pessoal. Graduou-se em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Faculdade São Luís), em junho de 2009. É vencedor da etapa estadual do sexto (2014) e sétimo (2015) Prêmio Sebrae de Jornalismo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Revista Imprensa, na categoria ‘Webjornalismo’ – learn more about the journalist Maurício Araya (in English).

Carreira

Arquivo
As Notícias

Em 2003, Maurício Araya criou seu primeiro site e, a partir de então, desenvolveu diversos projetos. O mais reconhecido trabalho foi o do portal As Notícias, desativado em 2009.

Em março de 2007, iniciou sua carreira profissional no Jornalismo na empresa Clara Comunicação, atuando, por dois anos, no monitoramento de notícias.

Em 2009, propôs – com a, também, jornalista Alessandra Serra de Castro – um modelo de webjornal feito a partir de uma análise do portal Imirante.com, por meio do trabalho de conclusão de curso (TCC) – aliado a um projeto experimental – intitulado Webjornal no Maranhão: análise e proposta de um modelo’, orientado pela professora mestre Flávia Moura. No trabalho submetido à banca examinadora do curso de Comunicação Social da Faculdade São Luís, os autores apresentaram toda a evolução das novas tecnologias, além do conceito de webjornalismo, entrevistas feitas com os fundadores do portal Imirante.com e uma pesquisa com objetivo de traçar um perfil do internauta que acessa o veículo, além, é claro, do modelo do webjornal Metrópole, seguindo os conceitos de Jornalismo On-line, propondo a utilização de ferramentas e recursos multimídia, do conceito amplo de portal e implementação de recursos interativos, como redes sociais, RSS, newsletter e widgets (ou webgets).

No mês de junho de 2009, após breve passagem pela redação de O Imparcial On-line, dos Diários Associados, foi convidado a integrar a equipe do portal Imirante.com – saiba mais sobre o perfil profissional de Maurício Araya.

Em maio de 2015, tornou-se repórter no portal G1, do Grupo Globo, no Maranhão, cargo que exerceu até outubro de 2016.

Atualizado em outubro de 2016

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.