Varizes em homens: aumenta procura deles por tratamento; veja dicas de prevenção

Publicado em

Apesar de reconhecerem a doença mais tarde, os homens, normalmente com veias mais calibrosas que as mulheres, também recorrem a tratamentos para evitar a dor, inchaço e sensação de peso nas pernas. Não, as inconveniências das varizes não são uma prerrogativa feminina: estima-se que as varizes em homens atingem 20% do público, geralmente entre os 30 e 40 anos de idade. Trabalhos mostram que 30% dos homens vão desenvolver varizes ao longo da vida.

Prevalência de varizes em homens é cerca de 15 % mais baixa do que no público feminino
Prevalência de varizes em homens é cerca de 15 % mais baixa do que no público feminino, mas neles as varizes costumam ser bem mais calibrosas

Apesar de também ter como sua principal causa a hereditariedade, a prevalência de varizes em homens é cerca de 15% mais baixa que no público feminino, mas em contrapartida as varizes masculinas costumam ser bem mais calibrosas, como explica a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, integrante da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Apesar de ter varizes mais grossas, o homem não está sujeito a ação dos hormônios femininos, tem musculatura da panturrilha bem mais desenvolvida, e talvez por isso, em geral tem bem menos sintomas do que as mulheres

As veias dilatadas e tortuosas perdem sua função causando danos estéticos e danos circulatórios e causam dor, inchaço, câimbras, manchas nas pernas e comprometimento estético.

Além da hereditariedade, outras causas são a obesidade, sedentarismo e o fato de ficar muito tempo parado em pé ou sentado.

Diferentemente das mulheres, que em geral percebem e cuidam do problema mais cedo, talvez por razões de estética, eles sentem dores e inchaço nas pernas, porém demoram a reconhecer que se trata de varizes.

Se somarmos tudo isso a falta de incômodo na parte estética, afinal os pelos masculinos disfarçam muito os casos mais iniciais da doença, é muito comum que os homens posterguem a procura de um tratamento, e buscam o médico em fase avançada, quando a dor se torna insuportável, o que acaba aumentando bastante o porte da cirurgia a que será submetido

Diagnóstico e tratamento das varizes em homens

Feito o diagnóstico, a cirurgia em si tem as mesmas indicações e técnicas realizadas para o sexo feminino.

Entre as causas das varizes em homens, estão a obesidade e o sedentarismo; por isso atividades físicas são recomendadas
Entre as causas das varizes em homens, estão a obesidade e o sedentarismo; por isso atividades físicas são recomendadas

Já foi o tempo em que os consultórios vasculares eram preenchidos apenas por mulheres. De 10 anos para cá, existe um aumento significativo da procura do sexo masculino por tratamentos estéticos.

Peeling, laser facial, depilação a laser, preenchimento, tratamento capilar, lipoaspiração, áreas antes de domínio feminino começaram a ser dominadas por esse novo público, vaidoso e preocupado em envelhecer bem. E é claro que o tratamento estético vascular não iria ficar para trás.

No último ano, 30 % do movimento de tratamento de vasinhos no consultório (escleroterapia/laser) foi preenchido pelo sexo masculino

Prevenção

Para prevenir o problema, doutora Aline Lamaita dá algumas dicas:

Mexa-se: se não puder evitar de ficar sentado o dia todo, levante-se e ande de uma em uma hora para estimular a circulação das pernas;
Cuide da alimentação: a obesidade é fator de risco;
Evite o sal, que pode causar retenção de líquidos;
Beba muita água, para evitar a síndrome do intestino preguiçoso;
Não exagere na academia: os exercícios de musculação pesada e aeróbica de alto impacto podem provocar uma tensão nos vasos, o que ajuda na sua dilatação;
Levante os pés, sempre que puder: ao deitar, mantenha as pernas elevadas, o que faz o retorno venoso, pois os pés ficarão acima do coração;
Não fume: o cigarro, aliado a outros hábitos pode prejudicar as varizes;
Use meias elásticas: com compressão graduada, elas fazem pressão nos pés e tornozelo ajudando o sangue a subir em direção ao coração;
Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.

Modelo cadeirante ucraniana revoluciona indústria da moda

Publicado em

Ela revolucionou a Semana de Moda de Kiev, na Ucrânia, e de lá para cá recebe elogios e mensagens de carinho nas redes sociais. Com 23 anos, Alexandra Kutas é cadeirante e encantou a todos com sua beleza e desenvoltura na passarela, desfilando de maneira elegante e sofisticada.

Modelo cadeirante ucraniana revoluciona indústria da moda
Desde criança, Alexandra Kutas sonhava em ser modelo (Foto: Arquivo pessoal / Instagram @oleksandrakutas)

Alexandra nasceu com uma lesão na medula espinhal que a impede de caminhar. Desde criança, ela sonhava em ser modelo, e em 2012 foi descoberta por um fotógrafo. Foi quando começou a modelar, participando inclusive na Semana de Moda de Nova York.

Foi difícil. Em nosso país, tudo é mais difícil para uma pessoa com mobilidade física limitada

Não o suficiente, além de não passar desapercebida por sua beleza e coragem, ela atua como conselheira do prefeito de sua cidade natal, Dnipro. Sua intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas que, como ela, possuem alguma deficiência física.

Modelo cadeirante ucraniana revoluciona indústria da moda
Modelo cadeirante ucraniana revoluciona indústria da moda (Foto: Arquivo pessoal / Instagram @oleksandrakutas)

Inspirador!

Estilista Camila Chain, da Maison Kas, participa da Casar Bem Noivas & Festas 2017

Publicado em

A estilista Camila Chain, da Maison Kas – famoso ateliê de vestidos de noiva de São Paulo –, já está em São Luís para participar da Casar Bem Noivas & Festas 2017, evento idealizado por Rafaela Albuquerque e Isabela Murad, e que está em sua oitava edição. A Casar Bem ocorre nos dias 10 e 11 de junho, no Hotel Pestana, bairro do Calhau.

Estilista Camila Chain, da Maison Kas, participa da Casar Bem Noivas & Festas 2017
Estilista Camila Chain, da Maison Kas, participa da Casar Bem Noivas & Festas 2017

Uma das atrações bastante aguardadas pelo público que for ao evento é o desfile da estilista Camila Chain. Sob o comando da estilista paulistana, a Maison Kas elabora vestidos de noiva exclusivos e com muita personalidade.

Em seu charmoso ateliê no bairro do Pacaembu, as clientes são atendidas pessoalmente pela profissional, que trouxe para o negócio toda a sólida experiência com o mercado de moda que teve no Brasil e no exterior. Camila morou em Nova York, e trabalhou como gerente de marketing e estilo na Carlos Miele.

Todos os vestidos são feitos sob medida, com mão de obra altamente especializada na área e acabamento impecável.

Na Casar Bem, Camila pretende mostrar vestidos de noivas de sua mais nova coleção em um desfile que será realizado, com exclusividade, dentro da programação do evento.

Casar Bem Noivas & Festas 2017 ocorre 10 e 11 de junho, em São Luís

Publicado em

A Casar Bem Noivas & Festas 2017, maior evento do segmento de festas do Maranhão idealizado por Rafaela Albuquerque e Isabela Murad, está em sua oitava edição e ocorre nos próximos dias 10 e 11 de junho, no Hotel Pestana, bairro do Calhau, em São Luís. Os ingressos para a programação geral do evento e para cursos já estão disponíveis na Bilheteria Digital.

Casar Bem Noivas & Festas 2017 ocorre 10 e 11 de junho, em São Luís
Casar Bem Noivas & Festas 2017 ocorre 10 e 11 de junho, em São Luís

Quem for ao Hotel Pestana, vai poder conferir os melhores fornecedores, tanto de São Luís quanto de outros Estados brasileiros. Tudo o que se precisa para o sucesso de um evento: docinhos, bolo, buffet, decoração, roupa, fotografia, ideias e muito mais, como garante uma das idealizadoras do evento, Rafaela Albuquerque.

Recebemos solicitações dos mais diferentes tipos de negócios. Muito bacana ver que, mesmo em tempo de crise, o segmento festa ainda se mantém em alta

Atrações da Casar Bem Noivas & Festas 2017

A programação da Casar Bem Noivas & Festas 2017 está bem diversificada: vai contar com o curso de culinária, com a youtuber Marcella Tranchesi (São Paulo) na Camicado Shopping da Ilha; bate-papo com a blogueira Lalá Noleto (São Paulo); desfiles (Carli, Noivissima, Dhuo para Elle Jolie, Damipratti); curso Comemorando em Casa, com a decoradora Lívia Martins; curso Vale a Dica, com o decorador Marcelo Bacchin (São Paulo) e desfile de noivas Maison Kas, por Camila Chain (São Paulo).

Cursos e exposição de fornecedores fazem parte da programação
Cursos e exposição de fornecedores fazem parte da programação

Participam da Casar Bem Noivas & Festas 2017: Equipar, Trajano VJ, TV Guará, Saccaro, Chandon, Pharmapele, Grupo Zildeni Falcão e Grupo Maranhense de Decoração, Vivil Guimarães, Eulália Joias, Mellina Machado,Lushe, Must, Sens Beauty Lounge. Sweet Sweet , Essencial, Lems, Marcus Studio, ZPMA, Raphael Saldanha, Celia Rossetti, Sabina, Luís Chaves – fotógrafo, MCA Calçados, Bless Music Produções, Carlos Mattos – Drinks for Events, Kalina Rameiro, Carmelitas, Doceria Brennand, Toc D’Graça, Sonho em Arte, Ponto Branco e Thaty Estrela Show. Participam também os decoradores Cintia Klamt, Ana Catarina Leda e Giulia Buonocore (Make it Festas), Ronaldo Veras, Oka Pop, Vanessa Vieira e Andrea Gianessi.

Veja a programação completa da Casar Bem Noivas & Festas 2017

Sábado – 10 de junho
10h – Curso de Culinária com a youtuber Marcella Tranchesi (São Paulo) na loja Camicado do Shopping da Ilha;
15h – Curso de Culinária com a youtuber Marcella Tranchesi (São Paulo) na loja Camicado do Shopping da Ilha;
16h – Pharmapele apresenta bate-papo com a blogueira fitness Lalá Noleto sobre estética, moda e casamento na Casar Bem (Hotel Pestana);
18h30 – Desfile de lingerie da loja Carli com beleza Studio Luanne Durans;
19h30 – Desfile de noivas Noivíssima com beleza Lushe Make Up;
20h30 – Desfile DHUO para Elle Jolie com beleza SENS Beauty Lounge e jóias Vivil Guimarães.

Domingo – 11 de junho
9h – Mateus apresenta o curso Comemorando em Casa, com a decoradora Lívia Martins (Teresina) no Hotel Pestana;
16h – Curso Vale a Dica com o decorador Marcello Bacchin (São Paulo) no Hotel Pestana;
18h30 – Desfile de moda festa infaltil da Guri Chic;
19h30 – Desfile de festas Damipratti com beleza Studio Flávia Mota e jóias Mellina Machado;
20h30 – Desfile de noivas Maison Kas por Camila Chain (São Paulo) com beleza Salão Must.

Cuidados com a pele antes de dormir em cinco passos

Publicado em

Quem nunca chegou em casa a ponto de querer deitar sem retirar a maquiagem? E quem, mesmo retirando a maquiagem, tem preguiça de fazer todas as noites o mesmo ritual de beleza que é feito pela manhã? Parece sempre uma boa ideia, mas não dá para imaginar o quanto a pele vai agradecer pela manhã se você fizer o contrário, tendo simples cuidados com a pele antes de dormir.

Nossa pele merece cuidados mesmo durante a noite
Nossa pele merece cuidados mesmo durante a noite

Todos nós ficamos expostos diariamente às variações climáticas, como sol, poluição, ventos, etc. Durante a noite, a pele se autorregenera desses malefícios e se prepara para o dia seguinte. Mas, é possível ajudar o nosso organismo a executar mais eficazmente essa tarefa, com o uso de produtos cosméticos à base de ativos específicos para atuar durante o sono.

Estudos comprovam que à noite o organismo inicia um processo de reparo, principalmente entre 10h da noite até às 2h da manhã. Essa etapa chama-se ciclo circadiano, isto é, o nosso organismo libera hormônios e substâncias que atuam em determinados horários, ou melhor, na ausência de luz, para ajudar a pele a se autorreparar.

Durante a noite, a pele se autorregenera
Durante a noite, a pele se autorregenera

Por esta razão, é de extrema importância adotar alguns hábitos noturnos como, no mínimo, uma noite por semana, realizar esfoliação com um produto adequado ao tipo de pele (oleosa, mista ou seca), como comenta a farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi:

Porém, deve-se utilizar dermocosméticos diariamente à base de ativos nutritivos, sobretudo, a partir dos 30 anos, quando o organismo começa a apresentar algumas deficiências na capacidade de se autorregenerar

Durante a noite, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve mais e melhor os nutrientes inseridos nos dermocosméticos do que em qualquer outro período do dia.

Há diversos ativos que podem colaborar com a pele durante a sua autorregeneração. Contudo, deve-se optar por formulações que contenham elementos que auxiliam as células da pele a produzir energia, fortalecer a barreira cutânea e facilitar a permeação de outros ativos ricos em nutrientes, tais como: Arct Alg, Turmalina, Oligomix, Hyaxel e PGT1. Independente do sexo, todos devem utilizar essas formulações diariamente, associadas ou separadamente, de acordo com a indicação do dermatologista.

Para que o ritual noturno realmente valha a pena o esforço, Mika ainda dá algumas dicas:
• Lave sempre o rosto com o sabonete específico para o seu tipo de pele;
• Use um tônico e hidratante para alimentar a pele durante o sono;
• Quando procurar um creme noturno, considere sua idade, tipo de pele, necessidades específicas e procedência da marca ou do produto manipulado;
• Procure um dermatologista e peça para ele formular um creme noturno específico para você;
• Não se esqueça que, na hora de escolher, o importante é nutrir a pele durante a noite.

Alterações na circulação dos pés: saiba como identificar os sinais

Publicado em

Por causa do menor calibre dos vasos periféricos, são os pés que sofrem maior influência dos fenômenos espasmódicos arteriais e venosos que causam dilatação e constrição dos vasos. Por esta razão, acabam sendo os sinalizadores dos problemas na circulação. A sua proximidade da pele torna essas respostas mais aparentes, já que altera o fluxo de sangue local. Maior cuidado deve ser tomado para as pessoas com risco maior, ou seja, as que apresentam, uma ou mais das patologias como hipertensão, tabagismo, diabetes mellitus, obesidade e hipercolesterolemia. Mas como identificar os sinais de alterações na circulação dos pés?

Inchaço ou dor nos pés podem indicar outros problemas de saúde e não devem ser ignorados
Inchaço ou dor nos pés podem indicar outros problemas de saúde e não devem ser ignorados

Quando os pés estão inchados, a causa pode ser central (decorrente de um problema na bomba cardíaca como insuficiência cardíaca ou hipertensão arterial), decorrente da circulação periférica (pelo sistema venoso como varizes, trombose, tromboflebites ou pelo sistema linfático) ou pelos componentes do sangue (deficit proteico, desnutrição e doenças crônicas).

Para que o sangue permaneça dentro do espaço vascular deve existir um equilíbrio entre a pressão arterial, a pressão venosa e os componentes sólidos do sangue, como comenta a cirurgiã vascular e angiologista doutora Aline Lamaita, integrante da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Sempre que existir um aumento da pressão arterial, um aumento da pressão venosa (por dilatação, calor, varizes etc.) ou déficit proteico (comum em doenças crônicas, câncer ou desnutrição), existirá uma maior tendência para que a fase líquida do sangue extravase para o espaço extravascular, o que se manifesta como retenção de líquido e inchaço

Nem sempre o inchaço nos pés é facilmente notado de imediato. A maneira mais fácil de perceber o edema nos pés é a percepção de perna pesada, cansada, com a marca da meia aparente no fim do dia fazendo um degrau na pele, além da sensação de sapatos apertados.

Clinicamente o médico costuma fazer um teste apertando o dedo contra a pele na parte anterior da perna cerca de um palmo acima dos pés e ao segurar por uns segundos, se quando soltar o dedo ficar uma depressão no local da pressão, chamamos de sinal de godet positivo, indicando o inchaço nas pernas

A presença de um problema de circulação geralmente vem acompanhado de outros sinais como dor, dificuldade para caminhar, dificuldade de cicatrização, sensação de frio e alteração de cor mesmo com aquecimento do membro.

Um dos grandes sinais de doença obstrutiva arterial se chama claudicação intermitente, que se caracteriza por uma dor, geralmente da batata da perna que se inicia após um tempo de caminhada que piora gradativamente até que a pessoa precise parar para cessar a dor

Após alguns minutos parado, a dor tem uma melhora significativa. A distância da caminhada realizada até a pausa (por dor) é inversamente proporcional a gravidade da doença. Mas preste atenção à aparência dos pés. “Pacientes com doenças arteriais obstrutivas frequentemente tem pés mais pálidos”, alerta a doutora Aline.

Devemos sempre lembrar que o sistema arterial é uma árvore única e toda interligada que leva sangue oxigenado do coração para o restante do corpo. Faz parte do envelhecimento normal do ser humano o espessamento da parede dos vasos e depósito de placas de colesterol, mas quando esse espessamento acontece de forma mais importante devido a alguns fatores de risco, o suprimento de sangue fica comprometido levando a déficit circulatório

A interrupção de sangue para as artérias coronárias poderá levar a um infarto agudo do miocárdio, angina ou insuficiência cardíaca. A interrupção de sangue para as pernas poderá ocasionar a doença arterial obstrutiva crônica, problemas de circulação nas pernas e em alguns casos até amputação. Quando a interrupção de sangue se dá nas artérias cerebrais ou carótidas, o risco é de derrame ou acidente vascular cerebral (AVC).