segunda-feira, outubro 16, 2017
Início > Atualidades > Dia Mundial da Visão: teste de acuidade visual gratuito é oferecido em São Luís

Dia Mundial da Visão: teste de acuidade visual gratuito é oferecido em São Luís

No Dia Mundial da Visão, teste de acuidade visual gratuito é oferecido em São Luís

Em comemoração ao Dia Mundial da Visão, celebrado, em 2017, no dia 12 de outubro, a Fundação Abióptica realiza a ação Olho Vivo em 21 capitais brasileiras, entre os dias 8 a 14 de outubro.

A iniciativa, que tem o objetivo levar orientação e estimular a prevenção contra doenças oculares, aconteceu pela primeira vez no ano passado, em seis Estados, onde mais de mil pessoas foram atendidas.

Em São Luís, a ação ocorrerá na entrada da praça de alimentação do Shopping da Ilha nesta sexta-feira (13), das 11h às 19h.

Campanha oferece teste de acuidade visual gratuito

Neste ano, durante a intitulada Semana Mundial da Visão, espera-se que mais de 4 mil pessoas possam passar pelo teste de acuidade visual gratuito nos postos móveis espalhados pelos principais shoppings das cidades participantes.

A triagem será realizada, gratuitamente, pelos 120 voluntários por meio da Tabela de Sinais de Snellen, em que a pessoa precisa efetuar a leitura das letras ou símbolos, na sequência indicada. Se identificada alguma dificuldade, o triado será orientado a procurar um especialista.

Triagem é feita por meio da Tabela de Sinais de Snellen
Triagem é feita por meio da Tabela de Sinais de Snellen

A ação busca também esclarecer dúvidas sobre os riscos à saúde ocular de usar produtos ópticos piratas ou ilegais, orientando sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário.

“É a primeira vez que a iniciativa da Fundação Abióptica acontece em todo o País simultaneamente. Nossa intenção é realmente orientar a população quanto à necessidade de cuidar da visão, afinal o principal sentido do ser humano”, conta o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% da população mundial apresenta algum tipo de problema visual, e mais de 60 milhões de brasileiros podem ter algum problema visual ainda não detectado. Para Alcoforado, a falta de conscientização da população está relacionada, em especial, à falta de políticas públicas de prevenção e cuidados com a visão.

“Muitos não sabem que precisam de correção visual, afinal, as doenças oculares são silenciosas e não causam dor”, comenta.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *