quarta-feira, outubro 18, 2017
Início > Dicas > Quer abrir um negócio? Veja 5 dicas de ouro para novos empreendedores

Quer abrir um negócio? Veja 5 dicas de ouro para novos empreendedores

Quer abrir um negócio? Veja 5 dicas de ouro para novos empreendedores

Nesta quinta-feira, 5 de outubro, é comemorado o Dia do Empreendedor no Brasil e, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, de janeiro a junho de 2017 surgiram 902,29 mil novos microempreendedores individuais (MEIs), do total de 1,14 milhão empresas criadas no país no período, o que representa 10,5% a mais do que o registrado no mesmo primeiro semestre de 2016.

Portanto, empreender se tornou o sonho de muitos brasileiros, porém nesse processo os desafios e as dificuldades são inúmeros e é preciso ter muita resiliência para alcançar o sucesso.

Veja algumas informações importantes, elencadas pela comunidade de designers We Do Logos, para o empreendedor ser bem-sucedido em seus negócios.

Saiba delegar as tarefas: o empreendedor deve se dedicar aos assuntos estratégicos para a empresa. Por isso, delegue tarefas operacionais, como atender telefone e organizar o estoque. Descentralize funções importantes, que possam ser realizadas por outras pessoas e saiba como reter esses talentos. Oferecer um ambiente confortável, segurança e horários flexíveis, por exemplo, são fatores que auxiliam muito a manter a equipe motivada.

“Outro ponto fundamental é treinar os colaboradores pessoalmente, explicando o modo de execução de cada tarefa, definindo processos e estabelecendo padrões de qualidade”, explica Gustavo Mota, CEO da We Do Logos.

Tenha sensibilidade para resolver conflitos: seja sempre imparcial e procure a maneira mais justa para resolver um problema entre seus colaboradores.

“Quando uma desavença surgir, escute os dois lados, entenda as razões e os pontos de vista de cada um e tenha uma postura racional para que o clima da equipe não seja prejudicado”, recomenda Mota.

Assuma os próprios erros e compartilhe realizações: não há nenhum problema em errar, o que não pode acontecer é não assumir as falhas. Exponha os erros e esteja aberto a discutir soluções, isso evitará boatos que podem gerar desconfianças e distrações. Do mesmo jeito que é importante se desculpar pelas falhas, celebrar os acertos é fundamental. Por isso, compartilhe e comemore as conquistas com a equipe. A vantagem dessa atitude é que ela enche o ambiente de boas energias, o que aumenta a produtividade.

Incentive a comunicação: o bom gestor está sempre atento ao bem-estar da equipe e é sempre uma pessoa disposta a ouvir. Valorize o canal de comunicação com a equipe e esteja sempre disposto a dialogar e valorizar as opiniões dos colaboradores, pois elas podem trazer ideias que vão ajudar você a melhorar vários aspectos no bom funcionamento da empresa.

Dê feedbacks produtivos: os colaboradores precisam saber quão são produtivo são e o que precisam fazer para se desenvolverem profissionalmente. Seja criterioso e justo na hora de passar o feedback para a equipe.

“Ser sincero é um ponto importante, mas tenha sempre em mente que algumas críticas, quando não feitas em um discurso construtivo, podem desanimar o seu funcionário. Procure sempre agregar incentivos às críticas e adote uma postura parceira ao sinalizar os pontos a melhorar”, finaliza Mota.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


00000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *