quinta-feira, outubro 19, 2017
Início > Entretenimento > Lençóis Jazz & Blues Festival 2017, em Barreirinhas, já tem data marcada

Lençóis Jazz & Blues Festival 2017, em Barreirinhas, já tem data marcada

Lençóis Jazz & Blues Festival 2017, em Barreirinhas, já tem data marcada

Em agosto, grandes nomes do jazz, do blues, do choro e de outros gêneros musicais do Brasil e do exterior vão brilhar no palco da 9ª edição do Lençóis Jazz & Blues Festival. Este ano, excepcionalmente, o festival realizará os circuitos Barreirinhas e São Luís em datas diferentes: de 11 a 13 de agosto, a programação do Lençóis Jazz & Blues Festival 2017 ocorre na porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, a cidade de Barreirinhas; e, em setembro, em São Luís.

De 11 a 13 de agosto, programação ocorre na porta de entrada dos Lençóis Maranhenses
De 11 a 13 de agosto, programação ocorre na porta de entrada dos Lençóis Maranhenses

O circuito Barreirinhas será realizado às margens do belo Rio Preguiças, na Avenida Beira-Rio. São, ao todo, nove shows e duas oficinas de música, além de uma ampla e diversificada programação paralela.

A novidade de 2017 é a participação da DJ Vanessa Serra. A maranhense promete encantar o público, nos intervalos dos shows, com sequências inusitadas de músicas nacionais e internacionais pontuadas pela bossa nova, jazz e blues em uma discotecagem retrô e 100% analógica.

A expectativa dos organizadores é de receber um grande público, já que em 2016 a plateia bateu recorde, como destaca Tutuca Viana, produtor do evento.

Eu atribuo o sucesso do evento a vários fatores. Entre eles, curadoria primorosa na seleção dos artistas, organização e a gratuidade. E assim, ano a ano, o evento contribui para a democratização do acesso a bens culturais tão importantes

O evento conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios culturais do Serviço Social da Indústria (Sesi), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Viluma Construtora, Tory Brindes, TV Mirante e TV UFMA.

Programação de shows do Lençóis Jazz & Blues Festival 2017

A sequência de shows será a seguinte:

Grupo maranhense Jazzencontros abre programação do festival, na sexta-feira
Grupo maranhense Jazzencontros abre programação do festival, na sexta-feira

11 de agosto (sexta-feira)
20h – Jazzencontros (MA)
21h15 – Roda Gingante: Arismar do Espírito Santo, Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Sérgio Coelho (SP)
22h30 – Ama Thomas e trio (Estados Unidos)

Arismar do Espírito Santo é uma das atrações do Lençóis Jazz & Blues Festival 2017
Arismar do Espírito Santo é uma das atrações do Lençóis Jazz & Blues Festival 2017

12 de agosto (sábado)
20h – Mauro Sergio e banda (MA)
21h15 – Zé Renato e Renato Braz (RJ/SP)
22h30 – Annika Chambers (Estados Unidos)

Atrações do Rio de Janeiro, Eduardo Neves e Rogério Caetano são destaque do último dia do festival em Barreirinhas
Atrações do Rio de Janeiro, Eduardo Neves e Rogério Caetano são destaque do último dia do festival em Barreirinhas

13 de agosto (domingo)
20h – Eduardo Neves e Rogério Caetano (RJ)
21h15 – Cristovão Bastos e trio (RJ)
22h30 – Sandra Duailibe e quarteto (MA)

Programação paralela

Este ano, a programação paralela está mais ampla e diversificada. Para valorizar os produtos e a cultura maranhense, serão realizadas a Feirinha Gourmet, com pratos da gastronomia maranhense e outros quitutes; a Feirinha de Artesanato, com produtos regionais, entre outros; e exposições culturais de artistas regionais, durante os dias do festival, a partir das 16h, na Praça do Trabalhador (ao lado do palco do festival).

As oficinas serão realizadas em dois endereços distintos. Na manhã de sexta-feira (11), a americana Alma Thomas ministra a Oficina de Canto, das 10h às 12h, no auditório do Sebrae (Rua Conrado Ataíde, S/N, Centro, Barreirinhas). No sábado (12), será a vez dos músicos Zé Renato e Renato Braz ministrarem a Oficina de Voz e Percussão, das 10h às 12h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), na Praça do Coreto, no centro de Barreirinhas.

Os interessados em participar devem comparecer ao local das oficinas com 30 minutos de antecedência para fazer o credenciamento, que dará direito a uma senha de acesso à oficina.

Já para quem gosta de curtir uma madrugada musical, não vão faltar as tradicionais jam sessions, encontros que vão rolar após os shows oficiais do festival no Bar Terraço Gourmet, na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

Não dá para perder.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


00000000000000000000000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br