O ator Lima Duarte será o grande homenageado do 40º Festival Guarnicê de Cinema, que vai ser aberto nesta sexta-feira (2), a partir das 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Centro de São Luís. A noite de abertura do quarto festival mais antigo do país conta, ainda, com a exibição do longa-metragem Deserto, do ator e diretor Guilherme Webber, inspirado na obra Santa Maria do Circo, de David Toscana. O ator Nelson Xavier (in memorian), o roteirista José Leite Mesquita e o professor Mario Cella também estão entre os homenageados.

40º Festival Guarnicê de Cinema faz homenagem a Lima Duarte
40º Festival Guarnicê de Cinema faz homenagem a Lima Duarte (Foto: Reprodução/TV Cultura/Arquivo)
Publicidade
Curta e compartilhe

A programação do festival segue até 10 de junho e conta com oficinas, mostras competitivas e não competitivas, bate-papo, lançamentos, exposições entre outras atividades do segmento cinematográfico. Dos quase 400 filmes inscritos, 37 filmes foram selecionados para competição, entre seis longas e 18 curtas nacionais e 13 produções maranhenses.

Outro destaque da programação é o bate-papo, no Cine Praia Grande, com o ator Lima Duarte e Vania Catania sobre o filme Deserto. Uma novidade na edição deste ano é a sessão Maldita, que ocorre em única exibição, a partir das 22h no Cine Praia Grande.

A coordenadora-geral do festival e diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernanda Santos Pinheiro, ressaltou a longevidade do Festival Guarnicê de Cinema, que, hoje, é o quarto mais antigo do país.

É um momento histórico, de resgate da história do festival, de resgatar toda essa história e valorizar todos aqueles que foram responsáveis por fazer com que o festival tivesse vida longa. Um momento de comemorar essa resistência do festival

As atividades do festival ocorrem no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Cine Teatro da Cidade (Roxy) e na sede provisória do DAC/UFMA, na rua Humberto de Campos, nº 174, Centro.

O 40º Festival Guarnicê de Cinema conta com o patrocínio do Mateus e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio do Banco do Nordeste, Fundação Sousândrade, Universidade FM e TV UFMA, Academia Internacional de Cinema (AIC), Prefeitura de São Luís, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) e Rock.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim.

Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube. Receba, ainda, novidades e ofertas exclusivas por e-mail inscrevendo-se na newsletter.