7 dicas para um trânsito mais seguro

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes e mortes e tornar o trânsito mais seguro, surgiu o movimento Maio Amarelo, iniciativa que pretende colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para adotar ações que diminuam os casos de acidentes e mortes nas vias.

Ações simples podem contribuir para diminuição de mortes e acidentes no trânsito
Ações simples podem contribuir para diminuição de mortes e acidentes no trânsito

No mundo, pelo menos três mil pessoas morrem diariamente em ocorrências no trânsito. No Brasil isso não é diferente: o país aparece em quinto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito.


Continua após a publicidade


Algumas ações são muito simples e podem contribuir de maneira fundamental para a diminuição significativa de mortes e acidentes no trânsito. O gerente de negócios de frota da ValeCard, Leandro Ferraz, preparou uma lista com sete dicas para auxiliar a reduzir as ocorrências:

Respeite e use a faixa de pedestre

Lembre-se, você pode ser motorista e pedestre no mesmo dia. Por isso, coloque-se sempre no lugar do outro e respeite a faixa de pedestre. Os transeuntes nunca devem atravessar fora da faixa ou passarela de pedestre e os condutores devem sempre parar nas faixas de pedestres e dar preferência para estes mesmo quando não houver sinalização. No trânsito, todos devem ser solidários.

Coloque-se no lugar do outro; respeite a faixa de pedestre
Coloque-se no lugar do outro; respeite a faixa de pedestre

Nunca ingira bebida alcoólica e dirija

O uso excessivo do álcool e a mistura dele com direção está entre as grandes causas de acidentes e mortes no trânsito, por isso é fundamental que os condutores não façam ingestão de bebida alcoólica antes ou quando estiverem na direção de um carro.

Uso de álcool e direção está entre causas de acidentes e mortes no trânsito
Uso de álcool e direção está entre causas de acidentes e mortes no trânsito

Nunca dirija ao celular ou pegue objetos dentro do veículo com carro em movimento

Dirigir exige muita atenção do condutor. Por isso qualquer tipo de distração pode causar um acidente grave. “Usar o celular enquanto dirige é um dos grandes erros fatais que causam mortes no trânsito, outra distração perigosa é pegar objetos no veículo em movimento” – garante Leandro.

Não observar as condições do veículo antes de viajar

É importante sempre checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação.

Sempre use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.

Respeite os limites de velocidade

Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se. É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.

Dirija com segurança

Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter três segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.

468x60 - Americanas

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações