domingo, outubro 22, 2017
Início > Dicas > Ultrapassagem pela direita: é melhor evitar

Ultrapassagem pela direita: é melhor evitar

Ultrapassagem pela direita: é melhor evitar

Um detalhe importante na relação social entre condutores de veículos longos (caminhões e ônibus) e veículos menores (carros, motos e bicicletas), e que vem produzindo alto número de acidentes em todo o país, não pode passar desapercebido: é melhor evitar a ultrapassagem pela direita.

Ultrapassagem pela direita: é melhor evitar
Ultrapassagem pela direita: é melhor evitar

A dica, que todos os motoristas precisam saber, é da palestrante e especialista em psicologia e segurança no trânsito Salete Romero:

Por vezes, os veículos de grande porte “nos convidam” a passar pela direita. Isso ocorre, no momento que eles “abrem” para a esquerda. No entanto, o bom condutor de veículos menores necessita se atentar às luzes indicadoras de direção do veículo maior, pois este pode sinalizar que estará retornando bem rápido para a direita. Os veículos longos podem ir à esquerda, justamente para ganhar giro na sua conversão, quando vão entrar para a direita, por isso:

Nunca trafegue à direita de veículos maiores que o seu; se isso realmente for necessário em função de sua rota, se posicione de maneira a ver o motorista através do retrovisor dele; caso contrário, você estará no ponto cego deste condutor.

Em rodovias, o acidente é ainda mais grave em função da velocidade, por isso, sempre ultrapasse pela esquerda! Se o veículo maior errar trafegando pela faixa da esquerda, você só se envolverá em um acidente com ele se você errar também por transitar à direita dele.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


00000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br