Etapa do desligamento da TV analógica é considerada de sucesso

Há pouco mais de um mês, as emissoras de televisão da Região Metropolitana de São Paulo passaram a transmitir, exclusivamente, o sinal digital. A etapa do desligamento da TV analógica no Brasil foi considerada de sucesso pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) – formado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) e representantes de emissoras de TV e empresas de telecomunicações –, em reunião realizada nesta semana.

Entre os fatores que levaram ao êxito do desligamento da TV analógica em São Paulo, estão a ‘logística acertada na distribuição de kits (antena e conversor) aos inscritos nos programas sociais do governo federal’ e à divulgação de informações sobre o encerramento das transmissões analógicas na Região Metropolitana, que ocorreu em 29 de março de 2017.

Desligamento da TV analógica está condicionado à capacidade de, pelo menos, 93% dos domicílios da região já receberem sinal digital

Desligamento da TV analógica está condicionado à capacidade de, pelo menos, 93% dos domicílios da região já receberem sinal digital

O encerramento das transmissões de TV analógica está condicionado à capacidade de, pelo menos, 93% dos domicílios da região já receberem os sinais de TV digital. Em São Paulo, pesquisa realizada entre 31 de março e 10 de abril de 2017 mostrou que 95% dos domicílios já contam com a TV digital.

Segundo o Gired, no último mês antes do encerramento das transmissões, 2,5 mil reportagens foram publicadas na imprensa sobre a TV digital, sendo 1,9 mil sobre o desligamento em São Paulo, o que resultou em 600 mil menções ao fim das transmissões analógicas nas redes sociais.

A próxima cidade a desligar a TV analógica é Goiânia e Região Metropolitana, em 31 de maio. Em São Luís, o desligamento está previsto para ocorrer em 28 de março 2018.

Dúvidas sobre o desligamento da TV analógica no Brasil podem ser esclarecidas por meio da central telefônica da Seja Digital, 147 (chamada gratuita).

Acompanhe as atualizações de conteúdo na página do Blog do Maurício Araya no FacebookCurta e compartilhe
+