Etapa do desligamento da TV analógica é considerada de sucesso

E-Books Mais Vendidos

Há pouco mais de um mês, as emissoras de televisão da Região Metropolitana de São Paulo passaram a transmitir, exclusivamente, o sinal digital. A etapa do desligamento da TV analógica no Brasil foi considerada de sucesso pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) – formado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) e representantes de emissoras de TV e empresas de telecomunicações –, em reunião realizada nesta semana.

Entre os fatores que levaram ao êxito do desligamento da TV analógica em São Paulo, estão a ‘logística acertada na distribuição de kits (antena e conversor) aos inscritos nos programas sociais do governo federal’ e à divulgação de informações sobre o encerramento das transmissões analógicas na Região Metropolitana, que ocorreu em 29 de março de 2017.

Desligamento da TV analógica está condicionado à capacidade de, pelo menos, 93% dos domicílios da região já receberem sinal digital
Desligamento da TV analógica está condicionado à capacidade de, pelo menos, 93% dos domicílios da região já receberem sinal digital

O encerramento das transmissões de TV analógica está condicionado à capacidade de, pelo menos, 93% dos domicílios da região já receberem os sinais de TV digital. Em São Paulo, pesquisa realizada entre 31 de março e 10 de abril de 2017 mostrou que 95% dos domicílios já contam com a TV digital.

Segundo o Gired, no último mês antes do encerramento das transmissões, 2,5 mil reportagens foram publicadas na imprensa sobre a TV digital, sendo 1,9 mil sobre o desligamento em São Paulo, o que resultou em 600 mil menções ao fim das transmissões analógicas nas redes sociais.

A próxima cidade a desligar a TV analógica é Goiânia e Região Metropolitana, em 31 de maio. Em São Luís, o desligamento está previsto para ocorrer em 28 de março 2018.

Dúvidas sobre o desligamento da TV analógica no Brasil podem ser esclarecidas por meio da central telefônica da Seja Digital, 147 (chamada gratuita).

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações