terça-feira, outubro 24, 2017
Início > Estilo de vida > Comportamento > Não é preciso 13 motivos para falar sobre suicídio na adolescência

Não é preciso 13 motivos para falar sobre suicídio na adolescência

Não é preciso 13 motivos para falar sobre suicídio na adolescência

O suicídio é uma importante questão de saúde pública e se encontra entre as três maiores causas de mortes de crianças e adolescentes. Segundo levantamento mais recente, o Mapa da Violência, que se baseia em dados coletados pelo Ministério da Saúde, a faixa etária em que as taxas de suicídio mais cresceu no Brasil entre 2010 e 2014, foi a dos 10 aos 19 anos.

Mortes são face trágica de problemas enfrentados por jovens, como abusos, bullying e preconceitos
Mortes são face trágica de problemas enfrentados por jovens, como abusos, bullying e preconceitos

Essas mortes são a face trágica de sérios problemas enfrentados pelos jovens, que por muitas vezes, passam despercebidos por amigos e parentes, tais como abusos, bullying, preconceitos relacionados à orientação sexual e perturbação mental.

O assunto é tema da nova série da Netflix, baseada no romance do estadunidense Jay Asher, 13 Reasons Why (Os 13 Porquês no Brasil, 2017), que traz à tona um relato autêntico do conturbado período que é a adolescência.

Livro conta história de Seth, jovem cheio de conflitos, que o levaram à uma decisão irreversível
Livro conta história de Seth, jovem cheio de conflitos, que o levaram à uma decisão irreversível

Na série, o suicídio é tratado como uma consequência das ações de outras pessoas, assim como no livro Mais do que isso, do conceituado autor da obra Sete minutos depois da meia-noite, Patrick Ness.

A obra conta a história de Seth, um jovem cheio de conflitos, que o levaram para uma decisão irreversível de tirar a própria vida. Em meio a uma batalha contra si mesmo, a jornada do protagonista é repleta de dúvidas, medo, solidão e lembranças, principalmente de uma mãe que não aceitava a sua orientação sexual.

Mais do que isso, é um livro que revela muito sobre a vida de tantos adolescentes, que não sabem lidar com situações traumatizantes.

Apesar de dolorosa, a história é um romance intenso e cheio de surpresas que carrega uma importante mensagem para os tempos atuais e que irá instigar o leitor a se questionar sobre seus próprios preconceitos e hipocrisias.

Ficha técnica

Autores: Patrick Ness
Título: Mais do que isso
ISBN: 978-85-8163-701-3
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
Preço sugerido: R$ 39,90

E se você está precisando de ajuda ou apoio emocional, ligue para 141 ou 188. No Centro de Valorização da Vida (CVV), tem sempre alguém disposto a conversar.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


00000000000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br