Em 20 dias, chuva em São Luís ultrapassa média para janeiro

JPG Genérico 468x60
Nos primeiros 20 dias de 2017, a chuva em São Luís ultrapassou a média histórica para o mês de janeiro. No período, foi registrado quase 300 mm de precipitação na cidade, contra 250 mm da média histórica para o início da estação chuvosa, segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O dia 19 (quinta-feira) foi o de maior volume de chuva em São Luís. De acordo com os dados registrados pela estação do Inmet, somente nesse dia a Região Metropolitana alcançou 130,6 mm em volume de precipitação – segunda cidade com maior volume de chuva no dia, atrás somente de Bauru (SP), que registrou 135,4 mm.

Maiores volumes de chuva registrados no dia 19, em todo o Maranhão:


Continua após a publicidade

Cadastre-se na Newsletter

A forte chuva que atingiu a cidade na madrugada de quarta (18) para quinta-feira (19) causou prejuízos em diversos pontos, derrubando árvores e até muros de residências.

No período, a capital maranhense registrou, ainda, a menor temperatura do mês: 22,4 °C.


Continua após a publicidade


Acompanhe, abaixo, a precipitação acumulada em janeiro e o comparativo entre precipitação do mês e média histórica, segundo o Inmet:

Precipitação acumulada em janeiro (Gráfico: Inmet)
Precipitação acumulada em janeiro (Gráfico: Inmet)
Comparativo entre precipitação do mês e média histórica (Gráfico: Inmet)
Comparativo entre precipitação do mês e média histórica (Gráfico: Inmet)

Previsão de chuvas para o primeiro trimestre no Maranhão e região

Para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2017, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê por consenso chuvas abaixo da faixa normal climatológica no norte da região Nordeste do país. Em grande parte do Maranhão, a precipitação deve se manter na média histórica.

Para a variação de temperatura na região, a previsão é de que ela se mantenha a normal para acima da faixa normal climatológica.

No trimestre, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país. No Nordeste, elas são influenciadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (Zcit).

JPG mktplace 468x60

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações