segunda-feira, outubro 23, 2017
Início > Ciência > Maranhão leva prêmio de melhor gestão do projeto Soldado Cidadão em 2016

Maranhão leva prêmio de melhor gestão do projeto Soldado Cidadão em 2016

Maranhão leva prêmio de melhor gestão do projeto Soldado Cidadão em 2016

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), unidade estratégica do Comando da Aeronáutica (Comaer) no Maranhão, recebeu nesta semana prêmio de melhor gestão do projeto Soldado Cidadão em 2016. A premiação ocorreu no auditório do Colégio Militar de Brasília, na presença de diversas autoridades militares.

O projeto Soldado Cidadão, do Ministério da Defesa, qualifica – desde 2004, em todo o território nacional – profissionalmente recrutas que prestam serviço militar, complementando a formação cívica-cidadã dos soldados e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho após o período obrigatório nas Forças Armadas.

Diretor do CLA, coronel Olany, recebeu diploma de colaborador do projeto
Diretor do CLA, coronel Olany, recebeu diploma de colaborador do projeto (Foto: Divulgação/Agência Força Aérea)

Esse prêmio é o coroamento de um trabalho que se reveste de um sentimento de dever cumprido. Por meio do projeto temos a oportunidade de oferecer aos militares que ingressam no CLA tanto uma formação cívica como profissional. Dessa forma estamos contribuindo com a sociedade
Cláudio Olany Alencar de Oliveira, coronel aviador e diretor do CLA

Receberam diploma de colaboradores do projeto, entre outros, o diretor do CLA, coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira; e a assistente social do CLA, tenente Elcileny Gonçalves.

No CLA, o projeto é desenvolvido desde 2006. São atendidos, em média, 80 militares por ano. Até 2015, 480 militares do centro de lançamento haviam passado pelo projeto e se formaram em várias especialidades.

A unidade disponibiliza cursos de bombeiro hidráulico, mecânico de motores, carpintaria, traçador de calderaria, entre outros. Por meio do programa, o Comaer faz acompanhamento desde o momento em que o recruta ingressa até o término de sua carreira.

O CLA mantém, ainda, um programa de acompanhamento integral ao soldado. Nele, os militares recebem orientação familiar, palestras sobre saúde e organização financeira.

Soldado Cidadão

Também foram premiadas iniciativas do Comando do 8º Distrito Naval e Base Administrativa do Quartel General do Exército.

Premiação ocorreu na presença de autoridades militares
Premiação ocorreu na presença de autoridades militares (Foto: Divulgação/Agência Força Aérea)

Em 12 anos de projeto, cerca de 220 mil jovens soldados foram beneficiados pelo projeto. O aporte de investimentos no projeto atingiu R$ 123 milhões para atender os cursos desenvolvidos em 137 municípios.

Entre as áreas de qualificação disponibilizadas aos recrutas estão: telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, informática, vigilância, pintura e saúde.

A capacitação inclui também noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania. Aproximadamente 67% dos jovens participantes do Soldado Cidadão conseguem emprego após concluírem o serviço militar.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


0000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br