quinta-feira, outubro 19, 2017
Início > Entretenimento > Companhia Cambalhotas segue turnê de espetáculos gratuitos até fevereiro de 2017

Companhia Cambalhotas segue turnê de espetáculos gratuitos até fevereiro de 2017

Companhia Cambalhotas segue turnê de espetáculos gratuitos até fevereiro de 2017

A Companhia Cambalhotas realiza até o mês de fevereiro de 2017, em São Luís, uma série de apresentações gratuitas do espetáculo ‘Zzz Sganarelle’, projeto beneficiado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo e que conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura – veja a programação completa abaixo.

Escrita por Geraldine Gauthier e dirigido por Waldemir Nascimento, a peça conta a história de Sganarelle, um palhaço criado por Molière há cerca de 500 anos na França que consegue satirizar as dificuldades do cotidiano das pessoas. O espetáculo utiliza a comédia como ferramenta de crítica social.

Resolvi escrever sobre Sganarelle porque ele é uma personagem porta-voz dos empregados de hoje, sendo símbolo do povo que tem sonhos de revolta e melhoria, igual ao que pude observar e averiguar durante a minha pesquisa através de vivencias e depoimentos em São Luís e aqui em São Paulo. Só que eu quis ir além da crítica social propondo uma reformulação das relações empregadores-empregados fundadas sobre a troca, a consideração mutua, e a valorização
Geraldine Gauthier, escritora

Espetáculo usa comédia como ferramenta de crítica social
Espetáculo usa comédia como ferramenta de crítica social

Talvez, por isso, Sganarelle seja considerado um ‘retrato do povo’.

O Sganarelle é um palhaço. Ele está dentro desse universo dos comediantes, dos sátiros. Além de ser um palhaço e de trabalhar isso muito corporalmente, ele é o povo. O Sganarelle se identifica com a população. Ele é a voz do povo e também carrega dentro dele várias simbologias
Waldemir Nascimento, diretor do espetáculo

Ao todo, o espetáculo contará com mais de 15 apresentações, iniciadas em novembro, durante os próximos cinco meses; com encenação em vários bairros, escolas e praças de São Luís até o mês de fevereiro de 2017.

Companhia Cambalhotas

Fundada em 21 de outubro de 1997, a partir da união de Renato Porto e Waldemir Nascimento, a Companhia Cambalhotas deu seus primeiros passos fazendo animações em festas de aniversário por diversos bairros de São Luís.

Espetáculo ‘Zzz Sganarelle’ é terceira produção da Companhia Cambalhotas
Espetáculo ‘Zzz Sganarelle’ é terceira produção da Companhia Cambalhotas

Em 1998, a dupla recebeu um convite para fazer uma apresentação teatral para uma campanha interna de uma empresa. O resultado artístico do trabalho e o consequente retorno financeiro estimulou a continuidade nesta linha artística específica.

A formalização da Cia ocorreu em 2002 e desde então vem se especializando em fazer o chamado ‘Teatro Empresa’, proporcionando aos seus clientes alegria, bem-estar e conhecimento por meio de ações didáticas.

O espetáculo ‘Zzz Sganarelle’ é a terceira produção da Companhia Cambalhotas que, em 2016, completa 19 anos de fundação. Nas produções anteriores (‘Os Saltimbancos’ e ‘Os Três Porquinhos’), a companhia sempre utilizou formas animadas – bonecos, máscaras, teatro de sombra – para encantar o público. No entanto, em ‘Zzz Sganarelle’, mais um elemento é agregado: o circo.


Programação completa de espetáculos:

Novembro, 2016
Dezembro, 2016
Janeiro, 2017
Fevereiro, 2017

Ficha técnica
Duração: aproximadamente 60 minutos
Classificação: Livre
Gênero: Circo; Teatro de Rua
Texto: Géraldine Gauthier
Músicas: Domínio público

Direção e produção executiva
Direção: Waldemir Nascimento
Produção Executiva: Bianka Marques
Assistente de Produção: Adalberto Costa

Elenco
Sganarelle: Edson Lima
Dom José (voz): Adalberto Costa
Marina Mary Martins e Madame Gordão: Marlucie Emily
Suzete (boneca): Andressa Kelly
Funcionário e Gordão: Jefferson Gama
Sans feu ni lieu: Anderson Pytuyba

Produção artística
Concepção: Waldemir Nascimento
Cenografia e Adereços: Wanderson Silva
Assistente de Cenografia e Adereços: Flávia Félix Rodrigues
Cenotécnico: Gerson Fontenelle
Figurino: Laísa Couto
Costura: Waldirene Brito e Joana Clímaco
Ilustração de Sganarelle: Waldeir Brito

Produção técnica
Sonoplastia: Walber Bonfim
Designer: Leanjoelson Andrade
Fotografia e filmagem: Rubem Jayron
Comunicação: Aidê Rocha e Paulo de Tarso Jr.
Estagiária de Produção: Lua Reis
Colaboradores: Márcia de Aquino, Wallas Santos e Weyder-Joe Freire

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


0000000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br