sexta-feira, outubro 20, 2017
Início > Atualidades > Brasil > Maranhão é quarto do país com maior número de operações da Força Nacional de Segurança Pública

Maranhão é quarto do país com maior número de operações da Força Nacional de Segurança Pública

Maranhão é quarto do país com maior número de operações da Força Nacional de Segurança Pública

O Maranhão foi o quarto Estado brasileiro com maior número de operações da Força Nacional de Segurança Pública entre 2004 e 2015, segundo dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (3).

Leia também:

Em 11 anos, foram 17 operações da Força Nacional de Segurança Pública no Maranhão. No ranking do anuário, o Estado ficou atrás somente do Pará (que teve 33 operações no período), Rio de Janeiro (20) e Rondônia (18).

“A segurança pública apresentou volume de recursos crescentes por mais de uma década com destaques importantes para os três entes, e em especial os municípios. Porém é forçoso reconhecer que não se percebeu uma ação coordenada entre esses entes em uma programação adequada para a redução geral de homicídios ou redução da violência em centros urbanos. Os municípios aumentaram fortemente seus gastos, mas de que forma? Houve indução do Estado correspondente ou da União? É preciso aprofundar as pesquisas sobre questões como essas e compreender melhor o que foi feito, como foi feito e que resultados foram obtidos pelos entes locais”, destaca o FBSP no anuário.

Em 11 anos, foram 17 operações da Força Nacional de Segurança Pública no Maranhão
Em 11 anos, foram 17 operações da Força Nacional de Segurança Pública no Maranhão (Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil/Fotos Públicas)

Em outubro de 2016, mais de 50 municípios maranhenses receberam reforço na segurança pública da força federal, de forma a garantir a realização das eleições municipais após episódios de violência, quando ônibus, escolas e locais de votação foram atacados e incendiados por criminosos na Região Metropolitana de São Luís.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


0000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br