Maranhão é quarto do país com maior número de operações da Força Nacional de Segurança Pública

JPG mktplace 468x60

O Maranhão foi o quarto Estado brasileiro com maior número de operações da Força Nacional de Segurança Pública entre 2004 e 2015, segundo dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (3).

Leia também:


Continua após a publicidade


Em 11 anos, foram 17 operações da Força Nacional de Segurança Pública no Maranhão. No ranking do anuário, o Estado ficou atrás somente do Pará (que teve 33 operações no período), Rio de Janeiro (20) e Rondônia (18).

“A segurança pública apresentou volume de recursos crescentes por mais de uma década com destaques importantes para os três entes, e em especial os municípios. Porém é forçoso reconhecer que não se percebeu uma ação coordenada entre esses entes em uma programação adequada para a redução geral de homicídios ou redução da violência em centros urbanos. Os municípios aumentaram fortemente seus gastos, mas de que forma? Houve indução do Estado correspondente ou da União? É preciso aprofundar as pesquisas sobre questões como essas e compreender melhor o que foi feito, como foi feito e que resultados foram obtidos pelos entes locais”, destaca o FBSP no anuário.


Continua após a publicidade


Em 11 anos, foram 17 operações da Força Nacional de Segurança Pública no Maranhão
Em 11 anos, foram 17 operações da Força Nacional de Segurança Pública no Maranhão (Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil/Fotos Públicas)

Em outubro de 2016, mais de 50 municípios maranhenses receberam reforço na segurança pública da força federal, de forma a garantir a realização das eleições municipais após episódios de violência, quando ônibus, escolas e locais de votação foram atacados e incendiados por criminosos na Região Metropolitana de São Luís.

Mar do Caribe 468x60

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações