Marte mais próximo

JPG Heelys 468x60
Marte
Marte (Foto: Maurício Araya)
Neste mês de maio, quem observou as estrelas pela madrugada percebeu um brilho diferente cruzando o céu. O brilho avermelhado é Marte, que está em seu ponto mais próximo à Terra, a 75,28 milhões de quilômetros de distância. Apesar de sua órbita permitir uma aproximação com nosso planeta a cada dois anos e 50 dias, o ciclo desse alinhamento em especial – entre Sol, Terra e Marte – costuma ocorrer a aproximadamente cada 15 anos.

Leia também:

Nesta semana marcada por esse fenômeno, os cientistas do Southwest Research Institute, nos Estados Unidos, publicaram uma nova descoberta sobre o misterioso Planeta Vermelho: Marte estaria encerrando um grande ciclo glacial, de 370 mil anos. A descoberta só foi possível após medições feitas por um satélite da Nasa, a agência espacial americana. O estudo publicado pela revista especializada Science vai permitir, segundo os pesquisadores, uma compreensão maior sobre a evolução do clima da Terra e projetar modelos climáticos.


Continua após a publicidade

Cadastre-se na Newsletter

JPG Heelys 468x60

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações