Pesquisa do IFMA é destaque em livro internacional

dealform 468x60

A professora Danúbia Pires do Departamento de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Monte Castelo, em São Luís, teve sua dissertação de mestrado (sob orientação do professor Ginalber Serra) aprovada e transformada em um capítulo do livro internacional Artificial Intelligence Techniques and Algorithms, bem conceituado pelos especialistas e estudiosos da área. A dissertação estuda a lógica nebulosa aplicada a processos industriais, que pode ser notada em diversas áreas, como nas tecnologias aeroespacial e de navegação, na indústria, mercado acionário (bolsa de valores), biomedicina, robótica e automação.

É uma satisfação poder contribuir com meu departamento e com o IFMA como um todo, pois a publicação de artigos e capítulos de livros nos ajuda a elevar o patamar científico da instituição Danúbia Pires

Divulgação / IFMA
Da esquerda para a diretira, o professor Ginalber Serra, professora Danubia Pires e professor Orlando Donato

O grupo de pesquisa em inteligência computacional do campus Monte Castelo, ao qual Danúbia faz parte, vem desenvolvendo estudos e análises práticas na área da inteligência computacional, mais especificamente lógica nebulosa (lógica fuzzy). Essa lógica permite uma melhor previsão e controle no funcionamento de máquinas, como helicópteros e guindastes, por exemplo. O trabalho é orientado pelo professor do IFMA Ginalber Serra.


Continua após a publicidade

Cadastre-se na Newsletter

Na teoria essas lógicas são muito utilizadas, mas na prática elas são pouco exploradas Ginalber Serra

No laboratório, existem plantas (espécies de miniaturas) de helicóptero, guindaste, pêndulo invertido e outros aparelhos que trabalham com a lógica nebulosa, e que funcionam na busca dos resultados práticos.

Com informações do IFMA


Continua após a publicidade


 

América do Sul 468x60

Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo

Visualizar publicações